O que são Terapias Integrativa?

O que são as Práticas Integrativas e Complementares (PICS)?

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão, hipertensão, dores no corpo, sobre peso entre outras. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Desde março de 2016 a Secretaria municipal da Saúde de São Paulo deu início a um Programa inédito, estratégico e inovador.

Coerente com as necessidades e as demandas da Coordenação da Atenção Básica a Área Técnica Práticas Integrativas e Complementares em Saúde se propõe a enriquecer o arsenal dos recursos já existentes no Sistema Único de Saúde da cidade de São Paulo e ampliar o campo de atuação ao incluir “outros recursos terapêuticos” em benefício das políticas públicas e da comunidade.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) atuam na prevenção de agravos, na promoção e recuperação da saúde, ampliando as ações e os serviços de toda a rede de atenção do SUS.

Entre outras modalidades, são consideradas PICS a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, práticas corporais e meditativas), Homeopatia, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Ayuverda (medicina indiana), Medicina Antroposófica, Termalismo e Crenoterapia, Medicina Antroposófica, Naturopatia, ioga, Shantala, Dança Circular, Reiki, Arteterapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia, Terapia Comunitária, Terapias Energy entre outras.

Na Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo a incorporação das PICS existe há mais de 15 anos, e sua oferta vem aumentando gradativamente. O objetivo é oferecer possibilidades de escolhas para ampliar o conceito de cuidado e de promoção à saúde, com o emprego de tecnologias leves, efetivamente eficazes e sustentáveis.
Estas e outras terapias são oferecidas também nas redes particulares de saúde.


IMPORTANTE: As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

Agende uma Consulta